Entrevista com pG.kzo (@kzo)

Interview with ProGaming.kzO
Entrevista com ProGaming.kzO


Perguntas básicas para começarmos:

Nome: Vinicius Messias Augusto
Idade: 17
Herói: Akasha

Bom, vamos lá então kzo!

Duke(BREA): Conte para nós os clãs que já participou? Sobre o início da sua carreira como começou a jogar Dota e como foi começar a jogar competitivamente?

kzO: Bom eu comecei em uma equipe de amigos aqui de Goiânia, MDG, GE, Gdp, xMg e agora pG, Comecei jogando com meus amigos, onde todos eram ruins e só um jogava online pelo Garena, então fui aprendendo com ele, logo todos viciaram e começaram a jogar pelo Garena montamos o MDG (Mendigos de Goiânia) e eu comecei a jogar competitivo, apanhava muito, uahua.

Duke(BREA): Teve algum momento critico em sua carreira que quase ou até chegou a parar de jogar ?

kzO: Sim, quando todos meus amigos aqui de Goiânia pararam, eu iria parar com eles, mas achei o Donk, 4action e o Welto, montamos o xMg, e voltei pro DotA.

Duke(BREA): O que você está achando dos times de Dota Nacional, do nível comparando com o Dota internacional os times BR tem chance de ganhar os campeonatos internacionais?

kzO: Eu creio que é aquela velha história, temos uma boa skill comparada com a da grande maioria dos jogadores internacionais, porém poucas equipes conseguem se manter por mais de 4 meses aqui no Brasil, perdem um campeonato ou jogo importante, colocam a culpa em alguém, abrem uma discussão dentro da equipe e logo se separam, diferente das equipes internacionais que tem teamplay, de 1 ano para mais. E sim as equipes brasileiras têm chance. Eu não acredito que hoje seja tão problemático o caso de lag/delay pois muitos hosts brasileiros não lagam com gringos, como é o caso do host do westrup, do Slapz e alguns outros, e com a nova remessa de equipes que estão tentando juntar e treinarem para fazer um teamplay legal, eu acho que esse ano de 2009 promete para o DotA Nacional, tanto em nivel de investimentos como em melhores colocações em campeonatos estrangeiros.

Duke(BREA): Em sua opinião... Qual time de Dota Brasileiro é o mais "Forte atualmente"?


kzO: Isso é meio difícil, pois cada equipe se sente de uma forma, eu irei fazer uma análise de curto e longo prazo, não acredito que o FERAS seja mais a grande equipe brasileira, conta com players ótimos, mas não treinam, logo em um longo prazo, não ficarão no nível das equipes que tentam treinar. Acho que atualmente temos SvO, Feras e wnl, mas se as outras continuarem com o nível de treinamento, vejo Rare, pG, SvO e S&L como as possíveis equipes mais fortes, caso continuem com o mesmo ritmo de treinamento e continuem com suas laneups sem alterá-las drasticamente.

Duke(BREA): Com relação à LND 6 você esperava algo melhor? Maior? Uma premiação talvez mais generosa? As premiações do Dota não estão motivando muito... Acha que o Dota é um bom e-Sport pra se investir?

kzO: Na minha opinião eu esperava bem menos da LND6, confesso que essa premiação me assustou, e de fato motivou bastante os jogadores brasileiros a montarem suas equipes, e treinarem. Em um nível geral realmente as competições do DotA relacionadas aos outros e-games não são tão grandiosas, mas estão melhorando, vide KODE5 que deram 5.000 dólares se não me engano, a própria LND que pode ser encaixada como uma das 5 tops competições em quantidade de equipes e premiação, hoje a maior da America Latina. E o Dota está no ponto com a versão 57b para se investir, jogos disputados duram 50 minutos, e muitas empresas gamings agora estão criando seus DotA Squads.


Duke(BREA):
Nesse ano de 2009 você acha que algum time de Dota Brasileiro vai conseguir entrar no cenário Internacional?


kzO: Acredito que sim, não no top internacional, mas entre os "conhecidos" internacionais, assim como o DeN ficou entre os "conhecidos". Basta algum time fazer um bom MYM Prime chegando às retas finais. E eu digo que a LND terá uma cobertura boa, mostrando o DotA Brasileiro lá fora, o Hound também estará postando replays dos principais jogos das equipes brasileiras, seja CW, Ladder, LND, campeonatos sul-americanos ou internacionais no fórum do Garena, e os melhores mesmo serão colocados no portal do Garena, que tem acompanhamento global.


Duke(BREA): Quais players do ProGaming você considera estar no nível internacional ou Top BR?

kzO: Eu considero todos os jogadores do pG tops BR, com minha exceção é claro, não os 5 ou 6 tops BR, mas estão entre os 20 ou 30, mas os que eu posso mais afirmar seria o Westrup que em minha opinião é o melhor carrier brasileiro, e poderia inclusive estar entre os top 20 internacionais se levasse mais a serio os treinos, e o shiroi que além de ter uma boa skill, é um jogador muito inteligente, dificilmente perde na lane e pouco erra no jogo.

Duke(BREA): E você faz uso de algum programa para melhorar seu desempenho no Dota?

kzO:
Eu costumo usar o MyPackBack para alterar o teclado numérico, geralmente coloco os itens para serem usados na letra “Q” ou no “1”, bom é o único item externo que eu utilizo.

Duke(BREA): Quanto tempo você passa jogando? Ou na internet procurando campeonatos, players, news etc?

kzO: Nos dias que não trabalho, eu gasto mais ou menos umas 10 horas, acordo as 10 da manhã, vou para o PC, fico ajeitando as paradas e tal, almoço no PC, fico tentando ajeitar cfs, arrumando as coisas da Ladder, LND, vendo replays, depois disso eu saio e vou curtir algo na noite, quando não tem nada pendente.

Duke(BREA):
Quanto aos casos de MH que estão aumentando a cada dia, acha que pode comprometer alguns jogadores ou times do Brasil?


kzO: Jogadores já estão comprometidos, pois cada um tem suas figurinhas carimbadas, agora equipes é meio raro, poucas equipes tem todos jogadores mhs, então envolver o cenário brasileiro para ficar manchado lá fora acho impossível, até porque muitos players internacionais também já receberam acusações, pode ser algo chato, quem não morre de raiva quando se tem ward e sentry, sabe que o adversário não tem ward, vai para ganga-lo ele recua no ultimo instante, quando você sai, ele volta, isso me mata de raiva, mas atrapalha os players. Quanto as punições dos mhs foram justas, só não podem ser infinitas, os que se descuparam creio que já podem jogar os campeonatos pós LND 6.

Duke(BREA): Agora vamos ao bate-bola, eu falo algo e você diz a primeira coisa que vem em sua cabeça!

Duke(BREA): ProGaming?
kzO: União

Duke(BREA): LND?
kzO: Prêmio imba!

Duke(BREA): MH?
kzO: psH, gabe já virou rotina no bate-bola.

Duke(BREA):
Manager?
kzO: Eu! O Melhor do sul do mundo xD

Duke(BREA): Houndenhu?
kzO: Parceiro

Duke(BREA): Religião?
kzO: Catolicismo.

Duke(BREA): xMg?
kzO: Iniciação e-sportiva =D.

Duke(BREA): Guido Lohanno(DukeBREA)?
kzO: Gente fina e interessado no dota nacional.

Duke(BREA): Pronto é isso aí, vamos pros agradecimentos? Gostaria de fazer algum agradecimento antes de encerrar ?

kzO: Vamos sim, bom gostaria de agradecer a todos que vão acompanhar essa entrevista, falar que curti bastante, foram boas perguntas, agradecer a você, e ao Sr_Batata e feioso que não me chingaram ainda pois estou atrasado a 20 minutos para jogar um CF com eles, hauha!

Duke(BREA): Deixe uma mensagem para os players que estão começando no xMg e em outras equipes novas.

kzO: Bom tentem treinar, não brigar,
mesmo quando alguém erra, isso só o deixa mais nervoso e acaba errando ainda
mais, se vocês conseguirem entender os outros, irão fazer uma equipe unida, e conseqüentemente
forte, e desejar-lhes boa sorte também.


Duke(BREA): Obrigado pela entrevista. Para finalizarmos com chave de ouro comente cada jogador do ProGaming.DotA.


kzO:
Donk: Um otimo ganker, meio autista pessoalmente e muito engraçado.
Welto: Acha que joga mais ainda é menino xD, zueira.
shiroi: Ele é um gaucho gay, inteligente, nerd e joga muito bem.
Westrup: Joga muito, tanto em termos de skill quanto em horas de jogo, mas é meio desligado e já tem até free no puteiro.
Tileco: Melhor suporte brasileiro em minha opinião, porque treina e é exclusivamente suporte, meio badmanner, mas da para aturar.
Panza: Ta voltando a jogar seu DotA profissional, mas quero que a Ride, raid, sei lá como escreve isso do WOW dele se foda.


Duke(BREA): Obrigado, até a proxima, boa sorte na LND.

kzO: Eu que tenho que agradecer, obrigado, valeu ae, otima entrevista.