Entrevista com rdw. , por gosu gamers

01. Fale um pouco sobre o seu trabalho na Remakes. Como surgiu essa idéia?

Felipe: Bom a ideia da remakes veio de uma briga com os antigos staffs de outra comunidade. Eu era jogador dessa comunidade e contribuidor da sala deles no Garena, eu havia programado um bot de safelist para elevar o nivel da sala. Com essa briga me juntei com Made e Duke e formamos a Remakes ( REdwind, MAde e duKE )

Eu era responsavel pela parte estrutural, Made tomaria conta do forum e do pessoal e o Duke seria o responsavel pela promoção de eventos e etc

A ideia foi ótima começamos a fazer de tudo para promover isso mas o Made foi promovido a Diretor dessa comunidade e o Duke tinha vestibular e outros problemas pessoais acabou que eu fiquei sozinho

Com parte do meu staff me apoiando continuamos a colocar a remakes no topo do dota nacional e hoje quem toma conta de tudo sou e a Kaka. ( Eu faço a parte de programação e todo o resto é com ela ). E nosso staff toma conta de suas respectivas salas, eles tem autonomia para fazerem o que acharem melhor.



02. O que é a Remakes? Quais são seus objetivos?


Felipe: Remakes é um portal que ainda esta engatinhando mas nossas expectativas e ambições são grandes, nossos projetos não vão parar apenas com dota ou ligas de jogos, estamos trabalhando e nos organizando para montar um portal maior e mais abrangente



03. Como funciona o sistema de jogos?

Felipe: 1. Remakes Invite

É uma sala com nivel mais elevado apenas para jogadores convidados. Não existe Gametest ou Replay para essa sala.

2. Remakes League
Aonde encontramos os jogadores com maior potencial para essa sala possuimos Gametest e Replays para a seleção dos jogadores

3. Remakes Safe
Nessa sala os jogadores estão se acostumando com os sistema de jogos em liga, a seleção também é feita por Replays e Gametests.

4. Remakes Pub e Ladder
Uma sala para todos os tipos de jogadores, aonde não ha sistema de liga ou rank, uma sala mais acessivel aos players onde vc pode se divertir com seus amigos jogando um pub

Nas salas que o sistema de liga está ativado temos um bot que organiza os jogos e monta um ranking para manter a competitividade, todos os jogos são salvos e nossa base de dados e os resultados podem ser visto em nosso site em tempo real.

Todos os jogadores possuem um perfil online atualizado em tempo real com suas vitorias, derrotas, ultimos jogos e outras estatisticas.



04. Quais são as maiores dificuldades que se encontram na execução de um projeto como esse?


Felipe: Arrumar um bom staff, que seja competente e leal.

Um bom staff é a base para o crescimento e para que os usuários se familiarisem com o portal.



05. Você considera a Remakes um dos maiores, senão o maior, torneio de DotA no Brasil?


Felipe: Com certeza hoje a Remakes é maior liga de Dota nacional, estamos trabalhando para levar nosso nome ao próximo nivel, já estamos na organização da DXD Internacional do Garena ( Liga com mais de 5.000 jogadores na Battle.net ) e em breve abriremos novas divisões para paises sul-americanos.



06. Pelos resultados obtidos na Remakes até então, o Brasil tem bons jogadores para disputar campeonatos contra os times profissionais mundo afora?

Felipe: Sem duvidas. Nossos jogadores já mostraram que tem potencial ao representar o pais na ESWC de 2008, a final da ESWC 2008 Brasil foi sensacional e emocionante uma partida que deveria ser assistida por todos os jogadores.



07. Você acha que a Remakes pode ajudar a encontrar e a formar um bom time de DotA brasileiro?


Felipe: Com certeza, os melhores jogadores do Brasil jogam em nossa liga diariamente. Também temos salas para atender todos os tipos de jogadores, nosso staff está sempre buscando novos jogadores que não tem conhecimento sobre a Remakes em todo o Garena.



08. Existe algum método de premiação para os jogadores mais destacados na Remakes?

Felipe: Nos distribuimos em nossas salas mouses, mouse pads, head fones, premium members e gold members.



09. O que falta para a Remakes ter um peso maior e merecer ser destacada como um grande evento mundial?


Felipe: Estabilidade. Eu e a Karina nos mudamos para os EUA e ficamos sem tempo para tomar conta da Remakes, perdemos muito tempo e agora estamos fazendo de tudo para colocar o nome da Remakes como absoluta novamente e nos estabelecermos como uma comunidade icone.



10. Quem está por trás deste projeto? Quem são as pessoas que fazem a Remakes continuar em frente?


Felipe: Felizmente contamos com um staff muito compentente que nos tem ajudado muito.

Gostaria até de agradecer a eles: Shivas, Slayer, Noctune, Bitta, Cesarmanara, Squallus e todos os outros que estão diariamente ao nosso lado



11. Você acha que o estilo brasileiro de DotA é muito diferente do estilo europeu/americano/asiatico?


Felipe: Na minha visão de jogo e tendo acompanhado outras ligas como IDEC, DXDi,CN Inhouse e NA-IL, vejo o jogo brasileiro mais técnico bem parecido com o europeu mas um pouco menos defensivo dando mais emoção as partidas. O estilo americano segue uma linha mais genérica e os asiaticos tem builds bem diferentes e em sua grande maioria com muito rice.



12. No Brasil, DotA é um jogo bem conheçido, nos finais de semanas nota-se picos de mais de 100mil jogadores on-line ao mesmo tempo. Ainda assim, não se conseguiu achar este ano 5 bons jogadores dignos de um patrocinador que acreditasse e investisse neles. Qual a sua opinião sobre isso?


Felipe: Os patrocinadores Brasileiros ainda não viram o potencial dos jogadores e veem dota ainda como um hobbie. Atualmente temos jogadores como Polar e Frango que estão a altura dos times TOPS internacionais.



13. O que falta no Brasil para ele entrar no cenário mundial de Dota? Apenas patrocínio ou uma maior divulgação?


Felipe: Com certeza o patrocinio. Os melhores jogadores não tem estimulo para treinar devido a falta de apoio das empresas.



14. Você acha que o excesso de badmanners no Brasil dificultam o processo de evolução no DotA brasileiro ou isso é irrelevante, já que acontece também em qualquer outro país?


Felipe: Badmanner vai existir em qualquer jogo, na comunidade de dota com certeza temos mais badmanners que em outras comunidades mas não acredito que isso impeça no surgimento de novos talentos.



15. Para finalizar, você gostaria de acrescentar algo ao que foi dito?

Felipe: Acho que as suas perguntas já foram bem abrangentes em relação a remakes e seu funcionamento



Notícia em inglês (site oficial)