3D Realms nega fechamento e ataca Take-Two



Isso está longe de terminar. A 3D Realms acaba de lançar uma nota oficial respondendo aos comentários do fechamento do estúdio, além do processo da Take-Two em cima da empresa.

Segundo a nota, a 3D Realms não fechou e não vai fechar. A empresa demitiu o time que era responsável pelo desenvolvimento da atual versão de Duke Nukem Forever, que começou em 2007.

O estúdio alega que a Take-Two nunca pagou o prometido pelo acordo dedistribuição de DNF. O único dinheiro recebido seria cerca de 2.5 milhões de dólares, para um jogo em desenvolvimento que não foi anunciado, com uma parte também para Duke Nukem.

A Take-Two afirma que pagou 12 milhões à Infogrames e à GT Interactivepara a compra dos direitos de distribuição. A 3D Realms alega que“nunca participou desta negociação.”

O estúdio afirma que de 1998 (quando recebeu 400 mil dólares da GTInteractive, responsável pela distribuição na época) até Junho de 2008, quando recebeu a quantia da Take-Two, nunca houve nenhum depósito deuma distribuidora. Enquanto isso, a produtora teria gastado cerca de 20 milhões no desenvolvimento.

Ainda segundo a nota, no final do ano passado, a 3D Realms começou negociações com a Take-Two para receber uma quantia para completar aprodução do jogo.

As negociações se arrastaram, até um ponto que a T2 teria mudadoalgumas partes do contrato, que a 3D Realms não poderia arcar. Comisso, ameaçou demitir toda a equipe responsável por Duke Nukem Forever.Então, a Take-Two ofereceu a compra total dos direitos do jogo, além daequipe de desenvolvimento.

A 3D Realms teria rejeitado a venda, por falta de garantias depagamento, assim como não havia garantia de finalização da produção dojogo. A empresa alega que o processo feito pouco tempo depois dademissão da equipe foi “uma tática para pegar a franquia Duke Nukem.”

Enquanto isso, a 3D Realms afirma que ainda possui direitos sobre DukeNukem Forever e vai continuar o suporte aos jogos da franquiadesenvolvidos por outros estúdios.

Veja fotos do jogo aqui