[ENTREVISTA] Duke - garena, seleção e muito mais

O Moderador da DAB - Replays,Milton NakA, entrevistou o DuKe nesse fim de semana.
Em negrito as falas do Moderador/Perguntas, escrito normal as respostas
Acompanhe as primeiras perguntas, e clique em Leia Mais para ler todas :


Quem é o duke?
.
Filipe Ribeiro, 18 anos, estudo SI (Sistemas de Informação) na PUC-Campinas, não trabalho, mas faço parte da atlética, o que da certo trabalho
.
Voce que conseguiu a room (Puc Dota)?
.
Exato , assim como hangarnet, a própria do orkut, remakes, etc
.
Voce foi um dos caras que mais fez pelo cenario brasileiro. Resuma tua trajetoria de player a Admin
.
Hum.. vamos lá...
Começei a jogar Warcraft em 2002, jogando playgame forfun, com o tempo começei a me destacar na ladder single player, e principalmente nos campeonatos da battle.net, ai fui entranado no competitivo, participando das WCG's aqui em campinas, HCA's da hnet, etc.
E nesse tempo surgiu o DOTA.. muita pouca gente jogava, e eu jogava nos intervalos de treinos de PlayGame... com o tempo conheci o OmniSlash-, e ai veio a idéia de dar início a primeira sala de DOTA brasileira, o op dotabrasil, e com isso tambem o febrawar DOTA... demos início ao tdB, que depois veio a ser SOA, depois com uma boa mudança de players o DwS, Fs, etc... que ganhava praticamente tudo no cenário nacional, e o Fs conseguiu destaque no internacional tambem.
[continua...]

Ai veio o Garena(GG-game), que eu cheguei a conheçer por um torneio de playgame na época que era fechado para convites, cheguei a jogar um pouco e desencanei, até que o LuNa voltou a falar no gg, e vim testar, adorei, tava praticamente sem lag e um pessoalzinho dahora, com isso o pessoal da b.net começou a migrar e o garena a enxer... sugeri aos admins chineses um forum br, foi bem aceito, com isso iniciou-se o forum br e começei de moderador, fui fazendo amizade com os admins gringos até virar global moderator do garena... e nisso fui tentando construir uma boa comunidade no garena, dando apoio as salas privadas, primeiro com a criação da hangarnet, mas que acabou numa briga com o rdw, depois com o projeto remakes, que eu tive que acabar me afastando
nesse meio tempo fui organizando pequenos rei da mesa, ajudando em ligas, como uma da gS que eu nem me lembro o nome agora hahaha... e agora tó só levando o blog e a seleção brasileira de DOTA
deve ter tido muita coisa nesse tempo ae, mas não me vem na cabeça agora
Seleção Brasileira de DotA - o Projeto
.
Bom cara, eu andava muito ocupado com o Garena, até que me ofereçeram um trabalho que eu achei enviável, e decidi sair.
Com isso acabou sobrando um bom tempo pra mim, (eu mal jogo dota, pq tenho 300k dividido em 5 pcs em casa), e acabo gastando o tempo sem fazer nada na organização do DOTA, e então consegui dar início a um projeto que eu já tinha em mente a muito tempo, de resgatar um sentimento que quem jogou playgame teve, e sabe como foi bom torcer pelo jNg, um time representando o país, torcer muito para um time, acordar 6 da manha para ver um jogo transmitido no whaaag TV
então tentei voltar com isso, dessa vez no DOTA, que por sinal tem 100x mais jogadores que o playgame já chegou a ter, mas um pessoal muito desunimdo, que quando tem campeonatos só ve jogos do próprio time/torçe pro próprio time, dúvido que 0,1% da comunidade torça para algum time a sério
Acho que não tinha ninguem melhor que eu na comunidade para iniciar o projeto, tanto em questão de contatos, como possibilidade de divulgação e até respeito da comunidade, então decidi começar eu mesmo
.
Como está sendo?
.
Cara, tá sendo muito bom... conseguimos uma boa parceria com o garena que tá ajudando na divulgação, e o público está aceitando MUITO BEM a idéia, lógico que tem uns corneteiros que só reclamam, mas é muito bom ter 150 pessoas acompanhando a narração do jogo e torcendo pelo time, e mais de 1000 pessoas vendo pelo GarenaTV, pessoal vibrando nas jogadas, me faz lembrar um pouco das antigas
.
yuMi- X brTT
.
Olha cara, tá sendo muito sussegado trabalhar com ambos, e muito produtivo para a seleção, o Polar como capitão consegue amenizar qualquer chance de briga que tenha no time, e os dois parecem ter se respeitado bem nos jogos. O yuMi- é amigo meu desde os tempos que eu começei a jogar, já participei de times dele, o que ajuda tambem em lidar com ele e manter um pouco o gênio dele acalmado, o brTT, eu não tinha trabalhado com ele antes, mas tem sido sussegado com todos tendo em mente que o trabalho é para algo maior que o ego de cada um, a seleção brasileira
.
Destaque da Seleção
.
Olha cara, o grupo todo tá me surpreendendo pela dedicação, seria injusto apontar um nome aqui, todos tem se destacado da sua maneira. Mas gostaria de falar do LuNa-, porque tá todo mundo caindo em cima dele, alguns até culpando a derrota à ele, ele vem fazendo o papel que eu gostaria que tivesse na seleção, um exemplo foi no segundo jogo contra o SAIL, o time tava todo desanimado, o Polar já tava
até parado na base, ai ele começo a falar com o time pra não desistir nunca, que tinha a galera torcendo por nós, gostei pra caramba dessa atitude

Cenario Atual - BR

Primeiramente descepcionado, pela quantidade mediocre de clans cadastrados na Pro Series, um campeonato com premiação e organização extremamente boa, milhões de facilidades para inscrição, e se não me engano deu uns 10 times

Comentar sobre os times atuais nacionais fica até difícil, porque, outra coisa que eu não gosto, cada dia os times tão com um nome novo, com line-up nova, não há praticamente nenhuma estabilidade... me xama atenção o sX que quando foi formado a line-up inicial era um monte de aleatório, e hoje em dia tão com uma line-up bem treinada e batendo nos times grandes... mas mesmo assim a base do FERAS ainda tá superior a qualquer time por qualidade individual
Tem agora o wardota vindo com o patrocínio, mas não creio que seja algo pros jogadores começarem a se destacar pelo patrocínio que vem tempo, pra mim chega muito mais forte o time do romopollis, que tem o pegasus que pra mim se treinar chega a top br sem problemas

Acho que sobre o cenário nacional é isso, voltei a acompanhar recentemente, não tem nenhum time desconhecido que me chame atenção e eu aposte nele, mas a clan war vinha bem organizada e dando chances pra eles com a gS ladder, infelizmente tiraram a senha

Cenario Internacional

Bom veio, como eu disse voltei esses dias a acompanhar o competitivo mesmo, então vou falar mais sobre o que eu tenho visto, que é o torneio de seleções, não sei se você tem acompanhado.

Bom, primeiro que é bacana demais ter um torneio de seleções de volta, pra dar mais uma animada na seleção br, quem sabe não tem um campeonato na américa latina.

Só vendo a Ucrânia ownar mesmo, aposto o que quizer que vai ser campeã.

rússia = decepção, players overs, seleção fraca.

era o medo que eu tinha na seleção br, de por os 5 melhores individualmente e ver que da uma grande merda

Chance de voce jogar pela seleção

Só se faltar jogador, o que eu espero que nunca ocorra, eu digo, faltar jogador na hora, tipo marcar com 8 nego do time, e aparecer só 4 na hora.

Eu não tenho treinado para jogar à nivel da seleção, depois dos jogos por sinal, que agente joga uns mix, uns OMG, eu feedo em todos rs

Como voce divide o tempo entre Blog, Garena (antes) e etc?

Cara, eu estudo a noite, e fico no computador de madrugada e a tarde, isso de segunda a quinta, de fds eu saio bastante e acabo mal aparecendo no pc, só de domingo na ressaca mesmo
No tempo do computador, eu só jogo bem de madrugada, que é quando minha conexão permite, com o resto do tempo eu fico trollando nos fóruns, e fazendo posts pro meu blog, antigamente ficava organizando o garena tambem.

A maior comunidade de DOTA do BRASIL, pessoal que frequenta é bem manner, nem parece jogador de DOTA haha, muito bem organizada, mas poderiam aproveitar o tamanho para fazer

Essas quatro partes são para deixar mais organizado ainda
Se voce quer aprender sobre o jogo em si a Builds e a Replays sao as melhores eu acho, mas na dab voce faz amigos de internet
exato
Mas é meio difícil manter uma comunidade que SÓ fale sobre DOTA, não tem assunto pra tudo isso, quando sai versão nova até tem muito o que conversar, mas espera dar duas semanas que tudo já fica saturado

nova versao! o que voce achou?

Muito boa por ter a versão em português, vai ajudar muito a espalhar o DOTA no brasil, heroes novos ainda são vistos como imbalanced por questão do pessoal ainda não saber counterar direito, mas creio que o TC vai ser um pouco nerfado
Questão de organização dos itens, pra mim ficou péssimo, mas é o que se espera de quem já joga DOTA a um bom tempo, é pra ajudar os novatos, e espero que em breve eu me acustume

Otaru, Devan...essas lendas do orkut ...

Otaru é um BOT, na minha opinião, e acho que de todos, a pessoa que mais conheçe sobre o jogo DOTA no brasil, se não for do mundo -_- . Deve ser um fake do icefrog (todos achamos)

Devan sempre faz uns posts interessantes, parece que é mais do "povão" sempre falando sobre pubs, adoro maioria dos posts dele, e sai postando por todo lugar o "etiqueta de pub para pseudo-pros" que eu achei mega over

irc..#dotabrasil e #dab

Nunca fui de frequentar nenhum dos dois, mas pelas passadas que eu dei parece ser o único lugar aonde você consegue achar um dota, no qual você não vai ser chingado.

Iniciativas offline

Olha cara, muitas LAN's hoje em dia tão sobrevivendo do DOTA, e consequentemente tá vindo a idéia de fazer camps por todo lugar, mas as LAN's tão fazendo os campeonatos buscando lucro, o que acaba dando errado. As LAN's tem que buscar divulgação da marca, fazendo campeonatos que possa levar até prejuízo...
Patrocínio de clans é interessante, mas gostaria de ver uma que alem das horinhas grátis da
LAN, bancasse tambem transporte para campeonatos fora da cidade, que é o que realmente ajuda. A mim mesmo já foi oferecido um patrocínio de horas na LAN, recusei de tão ridículo que a idéia me parece, mas pra um pessoal é útil.
Infelizmente, campeonatos grandes tem a tendência de ocorrer cada vez menos no Brasil, pelo total fracasso de público das últimas edições

Acha que prejudica o online de alguma forma?

De jeito nenhum, só fortalece, se os jogadores forem inteligentes o suficiente para utilizarem dos recursos que a LAN oferece

Heroes os Newerth ou League of Legends?
.
League of Legends tá muito crú ainda, não é aquele jogo que você ve o trailler e da vontade de jogar, não espero muito dele.
Já o Heroes of Newerth tá extremamente foda, você ve um trailler e fica louco pra saber quando vai lançar, quando se vai poder jogar, porem parece exigir muito do computador, o que pode pesar um pouco no sucesso do jogo.
O BOT OTARU pode nos dizer melhor =P
.
Entrevista acabando..bate-bola rapido...
.
dota = hobbie
heroi = panda
player = omnislash
bebida = vodka até ficar OUTRO NÍVEL
garena = um monte de chinês mercenario, que são meus amigos
rmks = grande projeto, mas caiu no esquecimento
rdw = programador mais talentoso que já vi, e um grande amigo
orkut = meio de comunicação na falta de msn
blog = passa-tempo, possível fonte de renda
seleção = paixão nacional
.
Recado
.
Gostaria de agradecer a todos que leram a intrevista, e todos que participam do e-sport nacional, que isso um dia ainda vai ser muito grande :D. E não pode faltar a propaganda né, meu blog http://dukegaming.blogspot.com , presitigiem!!!

Link oficial da entrevista na comunidade : DAB - REPLAYS
Você pode fazer perguntas nesse tópico caso quizer.