Gosugamers entrevista SGL|jonhyred

A Gosugamers entrevistou johnyred, atual dono da gameSphere, segue abaixo a entrevista em português:

01. Fale um pouco sobre a GameSphere. Como foi sua trajetória até agora?



GameSphere é o canal on-line oficial da Super Gaming League (SGL), onde vários torneios, ladders e chaves são organizadas para uma variedade de jogos como Fifa e DotA. GameSphere foi originalmente chamada de ESLBrasil quando foi criada em 2007. O site rapidamente cresceu para 3000 usuários registrados em meses e no final de 2008 haviam mais de 7000 membros, que foi qunado a SGL comprou os direitos do site. Desde então nós temos crescido mais de 50%, para 10.360, em pouco tempo. Nossa missão para a GameSphere é criar o melhor portal on-line para jogadores brasileiros onde eles podem competir, melhorar suas habilidades e ganhar dinheiro.


Um parâmetro que usamos para calcular o nível de qualidade dos jogadores brasileiros foi a sua performance em competições internacionais. Atuando como árbitro durante as Grandes Finais do WCG 2006 em Monza, notei que os jogadores brasileiros eram tão habilidosos, talentosos e apaixonados pelo seu esporte. O que eles não tinham contudo era a constante exposição em jogos de "alto calibre" durante todo o ano como os europeus e asiáticos tinham. Eles ficaram nervosos, eles estavam desavisados sobre certos truques, eles precisaram da melhor forma de suas habilidades e emoções que qualquer atleta profissional precisa para ter sucesso nos níveis mais altos de seu esporte. A SGL quer remediar tudo isso enquanto cria oportunidades para os nossos top gamers alcançarem o status de profissionais.



02. Atualmente, quais são os eventos de maior peso promovidos pela GameSphere?

A Liga Nacional de DotA (LND) é a maior competição em nosso site. Sua última edição teve mais de 217 times (mais de 1.000 jogadores) e nós demos R$ 1.800,00 para os três primeiros colocados, que foi a maior quantidade de dinheiro já vista em qualquer torneio on-line no Brasil. Nós temos uma nova competição que vai começar em junho chamada PRO Series - DOTA. o período de registração começou dia 22/05 e nós vamos dar mais de R$ 3.500,00 para os oito melhores colocados em dinheiro e prêmios. Nossas ladders vão acontecer normalmente para DotA e Fifa e são muito utilizadas por nossos jogadores para praticar para nossos torneios. Nós estamos trabalhando no lançamento da PRO Series - Fifa tournament e criar mais oportunidades para nossos jogadores de Fifa terem alguma chance em algum campeonato, diversão, dinheiro e atenção.



03. Fale um pouco sobre este evento, como é o comportamento dos times (amadores ou "profissionais" em sua maioria?), o sistema de jogo e premiações.

A maioria da comunidade sempre visualizou a LND como o "torneio definitivo do cenário brasileiro". Ele sempre foi o que englobou mais times e teve visual mais grandioso. Acho que isso e o respeito dos jogadores pelo torneio só melhorou nessa última edição. Aprimoramos nossa interatividade instalando a liga na gS, depois trouxemos uma boa premiação, caprichamos com uma boa cobertura e tentamos manter uma boa e rígida administração. O que posso dizer é que o resultado foi simplesmente espetacular, provavelmente a maior e melhor competição que o cenário já teve até o momento.


04. Como é a reação dos times ao saberem que, mesmo não sendo em sua maioria profissionais, estão concorrendo a $1000 reais no final do campeonato, como ocorreu na LND #6?

A reação foi bem positiva. Ao saber que concorreriam a tal premiação, todos se animaram bastante e deram bons feedbacks sobre a liga. De repente o clima ficou mais sério e todo mundo queria conquistar essa premiação. Pulamos de uns 100 para 200 inscritos em pouquíssimo tempo!



05. Quais são as ambições da GameSphere para o futuro?

Nossos principais objetivos para a GameSphere em 2009 é solidificar os serviços que atualmente ofereçemos, expandir nossa base de dados, aprender mais sobre nossos jgoadores, aumentar as oportunidades de anúncios, atrair novos anunciantes procurando por interação e comunicação com nossos jogadores, organizar um meio de comunicação mais efetivo e eficiente para nossos administradores e membros, além de investir em um site mais robusto.

Nós planejamos crescer para 10.000 no final de 2009 mas esse número foi alcançado em poucos meses então nós estamos agora querendo 15.000 usuários registrados até o final do ano.

A GameSphere 2.0 está sendo trabalhada e deve ser lançada no segundo trimestre de 2010. Com isso nós estaremos apto a expandir para mais jogos através de diferentes plataformas com mais facilidade e agilidade. Por causa disso nós planejamos crescer para 30.000 até o final de 2011, adicionando jogos como Counter-Strike, Team Fortress 2, StarCraft 2 e outros jogos com vários seguidores.

Nós começamos a mapear com grande detalhes o perfil demográfico de nossos usuários para nos ajudar a planejar o desenvolvimento de novos produtos e serviços para oferecer a nossos jogadores e nos ajudar a anunciar nossos serviços de forma mais efetiva.

Nós planejamos continuar a oferecer prêmios em dinheiro para nossos torneios on-line e expandir as oportunidades para nossos jogadores melhorarem suas habilidades, ganhar publicidade e colher benefícios em participar de nossas competições, eventos e pesquisas. Nós estamos seguros que através da SGL, o Brasil terá uma performance mais forte em torneios como WCG nos próximos anos também.


06. A exemplo do FERAS, campeão da Liga Nacional de DotA #6 e do segundo colocado ReVoltados E-Sports, você acha que outros times também estão à altura de um campeonato como este? E Internacionalmente?


O FERAS já se provou, por vezes, o melhor time do cenário e eu diria que ainda são "o time a ser batido". Mas é claro, existem outros times talentosos por ai que sempre vão render bons matches e vão tornar qualquer torneio respeitável. Sobre o nível internacional: Um punhado de times tem, com toda certeza, capacidade pra competir no cenário internacional mas eu diria que o FERAS, em especial, é quem tem potencial para bater de frente com muitos times respeitosos por ai afora.


07. Como você vê o DotA atualmente no Brasil?

O problema do DotA brasileiro é que, mesmo tendo jogadores de altíssima de skill, sempre sofreu com grande instabilidade dos seus times e falta de apoio, de forma que os nossos times dificilmente se mantpem por muito tempo e o nosso teamplay costuma ser mais fraco que o internacional. Mas o que eu posso dizer é que esse problema tem melhorado bastante. A gS Ladder e a LND trouxeram a tona uma série de times bem promissores, além de organizações e patrocinadores bem interessados. O que resta agora é conseguir manter esse ritmo de crescimento.




08. Gostaria de dizer algo mais?


Nós muitas vezes recebemos e-mails de outros websites, fórums, ligas e comunidades pelo Brasil, interessados em trabalhar conosco de alguma forma ou a procura de suporte financeiro para seus próprios torneios e eventos. O objetivo da SGL é criar oportunidades onde os jogadores brasileiros possam frequentemente competir em alto nível e que eles possam viver de seus próprios ganhos de nossas competições e promoções em um futuro próximo, independentemente de qual comunidade eles pertençam ou onde eles vivam. Nós queremos dar para todos os brasileiros e não só para nossa comunidade. Da perspectiva dos negócios, seria do maior interesse que a comunidade de jogos no Brasil convergesse para um único portal, seja este o nosso ou qualquer outra comunidade, ao invés de criar várias pequenas comunidades. Companhias procurando comunicar, interagir e aprender mais sobre novos consumidores estão procurando por oportunidades onde eles podem maximizar seu tempo e investimento, especialmete no atual estágio da empresa global